Polícia Civil
As inscrições podem ser realizadas entre 4 de abril e 2 de maio 2018 pelo site da Fundação Vunesp

Foi publicado no Diário Oficial do Estado da última sexta-feira, dia 23/3, o edital do concurso para Delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Foram disponibilizadas 250 vagas, sendo 13 reservadas a pessoas com necessidades especiais.

Com salário inicial de R$ 9.507,77, a carreira exige diploma de curso superior em Direito, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “B” ou superior e comprovação de, no mínimo, dois anos de atividade jurídica ou de efetivo exercício em cargo de natureza policial civil.

As inscrições podem ser realizadas entre 4 de abril e 2 de maio, por meio do site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), organizadora do processo seletivo. O valor da taxa é de R$ 84,81 e o boleto poderá ser pago até o dia 3 de maio.

PROVAS – Primeira etapa da seleção, a prova objetiva contará com 100 questões de múltipla escolha e será aplicada no dia 27 de maio. Os candidatos também serão submetidos a provas escrita, oral e de títulos, em datas a serem definidas.

O conteúdo programático inclui informática, legislação especial, medicina legal e conhecimentos em direito penal, processual penal, constitucional, direitos humanos, administrativo e civil.

De acordo com o edital, o concurso para Delegado de Polícia do Estado de São Paulo terá validade de dois anos, prorrogável por mais dois, a critério da instituição.

ATRIBUIÇÕES – Entre as atribuições do Delegado de Polícia estão exercer atos inerentes à gestão dessa atividade; presidir os atos de Polícia Judiciária e a apuração das infrações penais; praticar atos de Polícia Administrativa e exercer policiamento preventivo especializado; presidir a investigação criminal e as ações a ela relacionadas, dentre as quais aquelas previstas no Código de Processo Penal e na legislação extravagante; portar arma e atuar com possibilidade de exposição a situações de risco; mediar conflitos.

(Fonte: Jornal dos Concursos)