Aeronave foi encontrada abandonada na cidade de Itaí/SP na última segunda-feira; o bimotor carregava mais de 300 kg de pasta base de cocaína; após varredura na área dois tripulantes foram presos.
Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar no final da tarde de ontem (01/07) resultou na prisão de dois homens que estavam em um avião bimotor carregado com mais de 300 kg de pasta base de cocaína. A aeronave foi abandonada pela dupla na zona rural de Itaí, em meio a uma plantação de batatas.
Após apreender a droga, a Polícia deu início a uma varredura pela região a fim de encontrar o piloto e eventuais ocupantes da aeronave. Em um primeiro momento foi localizado o tripulante S.M.B., de 31 anos, morador de Cáceres, no Mato Grosso, o qual acabou indicando o local onde estava o piloto P.G.B., de 65 anos, de Brasília/DF. Ambos foram autuados em flagrante por tráfico e associação para o tráfico de drogas no Plantão Policial de Avaré e removidos para o Centro de Detenção Provisória de Cerqueira César.
A investigação teve início na segunda-feira (30/06) quando o bimotor de prefixo PT-ESM, da marca Aeromot, modelo BEM-8100, foi encontrado abandonado em uma fazenda no Bairro dos Leandros, em Itaí. O choque com o chão provocou a quebra do trem de pouso do avião (encontrado a 100 metros de distância do bimotor), além de avarias nas asas e na hélice. Suspeita-se que houve pouso forçado por pane seca (falta de combustível).
Ao chegar ao local os policiais encontraram diversos pacotes de pasta base de cocaína no interior da aeronave. Posteriormente, foi encontrada mais droga na parte da frente do avião.
Além da droga foram apreendidos no interior da aeronave um manual de vôo, um documento de autorização para serviço de táxi aéreo e um equipamento semelhante a um transponder (transmissor de rádio usado para se comunicar com o controle de tráfego aéreo). As investigações vão prosseguir com o objetivo de tentar identificar e prender os responsáveis pela carga. O passo inicial será descobrir quem é o proprietário do avião, e de onde a aeronave saiu, bem como qual era o seu destino.
A pasta base de cocaína será incinerada após autorização da Justiça. O avião está apreendido e sob responsabilidade da Polícia Civil.
Texto: Setor de Comunicação Social / Seccional de Polícia de Avaré
Fotos: DISE e Seccional / Delegacia Seccional de Polícia de Avaré.