1-a - Delegados Dimas Pinheiro (DEIC), Júlio Guebert (Deinter 7), Jorge Cardoso de Oliveira e Fabiano Ribeiro Ferreira da Silva durante a coletiva 2-b - Buiú e Biro são levados pelos policiais à DIG de Avaré3-b -Buiú e Biro são levados pelos policiais à DIG de Avaré

Informações de ataques às agencias bancárias de Águas de Santa Bárbara e Sarutaiá deram inicio as prisões; as investigações sobre o caso acontecem há aproximadamente um ano; foram mobilizados nesta operação, policiais de Avaré, Botucatu, Itapetininga e Sorocaba, além dos policiais do DEIC e GARRA de São Paulo; foram presos dois integrantes desta quadrilha especializada em explosões de caixas eletrônicos.

Uma operação iniciada no dia de ontem, pela Polícia Civil, batizada de “Cangaço”, prendeu dois integrantes de uma quadrilha especializada em explosões de caixas eletrônicos.  J.W.V., de 30 anos, conhecido como “Buiú”, considerado o líder do bando, foi preso na cidade de Sumaré, região de Campinas, na tarde do dia 5. O outro, P.H.A.P., o “Biro”, de 25 anos, foi surpreendido em um assentamento de sem-terra na cidade de Iaras, região de Avaré, na manhã de hoje. Ambos possuem diversas passagens pela Polícia.

Na ação, foi apreendida uma carcaça de caixa eletrônico de uma agência do Banco do Brasil, que estava abandonada em um matagal próximo da casa onde Biro foi detido, no assentamento. Nenhuma arma foi localizada e ninguém saiu ferido.

Participaram da operação mais de 50 homens, entre os quais policiais civis do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) de São Paulo, das Delegacias Seccionais de Polícia de Avaré, Itapetininga e Botucatu, além de Sorocaba.

Durante aproximadamente um ano, a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Avaré, comandada pelo delegado Rubens César Garcia Jorge, vinha reunindo informações a respeito da quadrilha. Com a prisão desses elementos, foram esclarecidos, até o momento, casos de roubo e furto de caixas eletrônicos em agências bancárias dos municípios de Águas de Santa Bárbara (duas vezes), Coronel Macedo, Anhembi, Borebi e Espírito Santo do Turvo e Avaí.

Havia a informação de que o bando estava prestes a atacar novamente as agências bancárias de Águas de Santa Bárbara e Sarutaiá, na região de Avaré.

As investigações que estão sendo realizadas pelo DEIC dão conta de que essa quadrilha liderada por Buiú está envolvida em outros crimes, dessa modalidade, nos municípios de Joanópolis, Mogi das Cruzes, dentre outras cidades.

A forma de atuação do grupo era semelhante àquele que foi desarticulado pela Polícia Civil, no mês passado, na região de Sorocaba. Os criminosos agiam sempre em grande número, com armas de grosso calibre, cercavam a cidade e explodiam os caixas rapidamente, subtraindo em seguida todo o dinheiro.

As informações foram divulgadas durante coletiva de imprensa realizada em Avaré, com a participação do delegado diretor de Deinter 7 – Sorocaba, Júlio Gustavo Vieira Guebert, o delegado seccional de polícia de Avaré, Jorge Cardoso de Oliveira, o delegado Dimas Pinheiro, do DEIC, além do delegado Fabiano Ribeiro Ferreira da Silva, da DISE Avaré.

As investigações prosseguem com o objetivo de identificar e prender os demais indivíduos da quadrilha.

Texto: Setor de Comunicação Social / Delegacia Seccional de Polícia de Avaré

Fotos: Polícia Civil e DIG de Avaré.