1 - O protesto foi realizado no prédio do Plantão Permanente, onde também estão instaladas a DIG, DISE e 1º DP

Objetivo do protesto não é prejudicar a população e sim esclarecer as injustiças praticadas contra os policiais civis; Governo do Estado havia sinalizado, na semana passada, uma proposta de melhorias para os policiais civis, o que não se concretizou.

 A Polícia Civil de Avaré e região realizou nesta terça-feira (10) a sexta Operação Blecaute, que paralisou, entre 10h e 16h, os atendimentos das Delegacias, Ciretran’s e Seções de Trânsito nos 17 municípios que pertencem à Delegacia Seccional.

A operação, que ocorre em todo o Estado e é organizada por entidades representativas dos policiais civis, tem como objetivo principal levar ao conhecimento da população a luta contra as más condições de trabalho impostas pelo governo estadual.

Fazem parte da pauta de reivindicação, entre outras melhorias, aumento salarial para todas as categorias, reconhecimento pecuniário da carreira jurídica para delegados e nível universitário para investigadores e escrivães, abertura de concurso público para a contratação de funcionários e aposentadoria especial.

Durante o protesto, as unidades policiais, como o 1º e 2º DP’s, a DIG, DISE e DDM, além do Plantão Permanente, permaneceram de portas abertas, mas com atendimento suspenso. O objetivo da paralisação, de acordo com o delegado Marco Antonio de Oliveira, não é prejudicar a população, e sim mostrar as injustiças praticadas contra a Polícia Civil.
De acordo com os organizadores do protesto, a categoria encontra-se em estado de alerta, já que o governo do Estado, há duas semanas, havia sinalizado uma proposta de melhoria salarial para os policiais civis, que não se concretizou.

Desde agosto, delegados de polícia permanecem em estado de greve, posicionamento que deverá evoluir para greve geral assim que as demais entidades representativas da Polícia Civil deliberem, em assembleias próprias, pelo movimento paredista.

Texto: Investigador Chefe

Fotos: Marcos / Cristiano