
Uma viatura transportou o andor com a imagem de São Sebastião e foi escoltada pela Cavalaria e motocicletas das Polícias Civil e Militar; Policiais civis e militares, agentes penitenciários, guardas civis e bombeiros acompanharam a missa; Um momento marcante foi a leitura das intenções da missa, dirigidas à saúde dos policiais doentes e às almas dos falecidos, entre os quais o ex-delegado seccional de polícia de Avaré, Dr. Edmundo Lellis, um dos idealizadores e principal incentivador da festa.
Avaré foi palco no último domingo, dia 20 de janeiro, da Festa de São Sebastião, realizada pela Delegacia Seccional para celebrar o santo padroeiro da Polícia. Foi a 13ª edição do evento, que tradicionalmente conta com a participação da Polícia Militar e demais forças de Segurança da cidade.
A primeira parte da programação teve carreata, com saída do prédio do Plantão Permanente. Uma viatura transportou o andor com a imagem do santo e foi escoltada pela Cavalaria e motocicletas das Polícias Civil e Militar. Após percorrer ruas do centro, o veículo estacionou no pátio do Santuário Nossa Senhora das Dores. A chegada foi festejada pelos participantes e anunciada com grande queima de fogos.
Pontualmente às 19 horas, o pároco do Santuário, padre Tarcísio César de Oliveira Pinto, deu início à segunda parte do evento, com a celebração da Missa em Louvor e Adoração a São Sebastião. A cerimônia atraiu centenas de fiéis e devotos.
Policiais civis e militares, agentes penitenciários, guardas civis e bombeiros acompanharam a missa e se emocionaram com a pregação, cujo tema abrangeu aspectos da vida do santo e sua trajetória como defensor dos cristãos contra a perseguição romana. “São Sebastião foi um homem que fez tudo o que estava ao seu alcance para combater as injustiças de seu tempo”, destacou padre Tarcísio.
Outro momento marcante foi a leitura das intenções da missa, dirigidas à saúde dos policiais doentes e às almas dos falecidos, entre os quais o ex-delegado seccional de polícia de Avaré, Dr. Edmundo Lellis, um dos idealizadores e principal incentivador da festa, bem como investigador Nemésio Aparecido Alves, morto em serviço em 1999.
Autoridades e lideranças municipais foram convidadas, entre elas o prefeito de Avaré Paulo Dias Novaes Filho, que ao lado da esposa Maísa acompanhou a missa. Paulo é médico e funcionário do Posto Médico Legal de Avaré. Representando o Poder Legislativo Municipal, estiveram presentes os vereadores Ditinho da Farmácia e Marcelo José Ortega.
Ao final do evento, o delegado seccional de Polícia de Avaré, Jorge Cardoso de Oliveira, agradeceu a todos os envolvidos na organização da festa e definiu o evento como “um momento de agradecimento e de fortalecimento espiritual, bem com um encontro entre a Comunidade e sua Polícia, tendo como ponto comum a busca pela pacificação”.
Texto: Setor de Comunicação Social da Seccional de Avaré
Fotos: Polícia Civil/Seccional de Avaré





















