O estudante Thiago com os pais Carlinhos e Cláudia Gaspar

O projeto – “Uma ferramenta para Avaliação da Qualidade da Carne baseada em processamento e análise de imagens”. Thiago cursa atualmente o Programa de Pós-graduação – nível Mestrado – na Universidade Federal de São Carlos/SP. Ele é filho da Agente de Telecomunicação Claudia Gaspar da Seccional de Avaré.

O estudante avareense Thiago Gaspar Levin foi um dos vencedores do 25º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado. A entrega do prêmio ocorreu na noite da última quinta-feira, dia 18, durante o encerramento da 2ª Feira Inovatec Paraná 2012, em Curitiba.

Ex-aluno do curso de Sistemas de Informação do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Thiago desenvolveu o projeto “Uma ferramenta para Avaliação da Qualidade da Carne baseada em processamento e análise de imagens”, que contou com a orientação dos professores Luis Guilherme Sachs, Éder Paulo Fagan e Ederson Marcos Sgarbi. O trabalho científico foi contemplado na área de Engenharia, Categoria Estudante de Curso de Graduação.

Durante a cerimônia de entrega do prêmio, Thiago recebeu o prestígio do reitor da Uenp, Eduardo Meneghel Rando, e pelos professores orientadores. O estudante também contou com a presença surpresa dos pais Carlos e Cláudia, que orgulhosos acompanharam todo o evento.

Feliz com o prêmio, o avareense, que atualmente cursa o Programa de Pós-graduação – nível Mestrado – na Universidade Federal de São Carlos, acredita que a valorização da produção científica é uma das premissas para o desenvolvimento de áreas prioritárias.

O prêmio possui quatro categorias: profissional (um professor-pesquisador e um pesquisador-extensionista em cada área); estudante do curso de graduação; inventor independente (com formação em qualquer área do conhecimento) e jornalista científico.

Criada em 1986, a iniciativa contempla, a cada ano, em sistema de rodízio, duas grandes áreas do conhecimento. Nesta edição foram escolhidas as engenharias e as ciências biológicas. O objetivo é valorizar produções científicas de pesquisadores, jovens talentosos, inventores independentes e jornalistas científicos.

A premiação consiste em um diploma e valor em dinheiro para as diferentes categorias, tendo como base o valor do vencimento de professor titular em regime de dedicação exclusiva das instituições estaduais de ensino superior.

Texto: Cristiano Martins

Fotos: Claudia Gaspar