Alguns de espécie em extinção como azulão, cardeal e galo da campina, estavam em gaiolas penduradas nas paredes da residência.
Nove pássaros da fauna silvestre foram apreendidos por policiais civis na quarta-feira, dia 12, em uma casa no bairro Jardim Europa II, em Avaré. Um suspeito foi levado para o Plantão da Polícia Civil e responderá em liberdade por crime ambiental.
Os animais, alguns de espécie em extinção como azulão, cardeal e galo da campina, estavam em gaiolas penduradas nas paredes da residência. Todos os pássaros foram apreendidos e depois da elaboração do boletim de ocorrência seriam encaminhados a um órgão de proteção aos animais.
Resultado de denúncia recebida por policiais civis do 1º DP, a ação foi desenvolvida com o apoio da Polícia Ambiental, que constatou que as aves não têm mais condições de sobrevivência na natureza por terem sido domesticadas.
Segundo o Código Ambiental (Lei 9605/98), a guarda doméstica de pássaros silvestres sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente é crime punível com detenção – agravada quando tratar-se de espécies em extinção – além de multa.
Fonte: Setor de Comunicação Social – Seccional de Avaré
Foto: Marcelo de Castro





