Foto: Polícia Civil – Avaré

“Os cursos são na modalidade semipresencial, desenvolvido por meio de videoconferências, com atividades presenciais monitoradas e atividades em ambiente virtual de aprendizagem”.

A Delegacia Seccional de Polícia de Avaré sediou no último dia 22 o curso “Por que e o que comprar? Compras na Administração Pública como instrumento de cidadania e seus princípios”. A iniciativa integra o Ciclo de Formação em Compras Governamentais, promovido pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e Secretaria Estadual de Gestão Pública.

O Ciclo de Formação em Compras Governamentais visa contribuir para que os dirigentes, planejadores e executores públicos desenvolvam e adquiram capacidade para planejar, executar, controlar e monitorar o processo de compras, assim como as aquisições de materiais, contratação de serviços e obras, custo e gestão de contratos, tendo em vista a racionalização e otimização dos recursos públicos.

Além do módulo da última terça-feira, o Ciclo é composto, em uma primeira etapa, denominada Núcleo Básico, por outros dois: “Como Comprar? Princípios e processos da licitação na Administração Pública” e “Como gerenciar a compra? Contrato como instrumento de controle de eficiência e eficácia no contexto de compras na Administração Pública.

Os cursos são na modalidade semipresencial, desenvolvido por meio de videoconferências, com atividades presenciais monitoradas e atividades em ambiente virtual de aprendizagem. Cada módulo terá duração de cinco semanas, com aulas às terças-feiras, das 9 às 17h30. O conteúdo programático aborda temas como a Cidadania e a Administração Pública, Licitação, Contratos Administrativos, Convênios e Gestão, e Sistemas e Recursos para compras e efetivação de compras governamentais do Estado de São Paulo.

A capacitação integra o Programa de Melhoria do Gasto Público – Decreto 57.829/12 e é ofertada gratuitamente ao funcionalismo público. Em Avaré, a primeira turma de alunos é formada por servidores da Segurança Pública (Polícia Civil), Educação e Saúde.

Colaboração: Comunicação Social – Seccional Avaré

Fotos: Polícia Civil – Avaré