“No momento da ação, três bovinos estavam sendo desossados e dois ainda estavam vivos”.
Um abatedouro clandestino foi descoberto na noite desta quinta-feira, 10, em Fartura, por policiais civis e agentes da Defesa Agropecuária do município. A ação foi desencadeada após denúncias recebidas pelo órgão.
O abatedouro funcionava em um barracão de uma chácara no bairro Três Saltos e não oferecia estrutura adequada para o abate de animais. No momento da ação, três bovinos estavam sendo desossados e dois ainda estavam vivos.
O gado era abatido e sua carcaça manipulada em local sem paredes e em condições precárias de higiene. Além de muita sujeira, no barracão foram encontrados instrumentos para abate dos animais, como facas, serras elétricas, marretas e ganchos.
A suspeita é que o local vinha sendo utilizado por proprietários de açougue e que a carne era distribuída em estabelecimentos comerciais de Fartura. Imprópria para consumo, a carne apreendida – cerca de 600 quilos – foi desnaturada e descartada no aterro sanitário municipal.
Todas as pessoas encontradas no barracão foram encaminhadas à delegacia, ouvidas e depois liberadas. O proprietário da chácara não foi encontrado durante a operação. Todos os envolvidos no caso podem responder por crime contra a saúde pública.
Colaboração: Delpol Fartura e Assessoria de Imprensa Seccional de Avaré
Fotos: Polícia Civil de Fartura






