” Entre os competidores estavam juízes de Direito, policiais civis e militares, oficiais do Exército , empresários, advogados, engenheiros, professores universitários, funcionários públicos e profissionais liberais.”
Avaré sediou no último final de semana, dias 17 e 18 de março, as provas válidas pela 2ª Etapa do Campeonato Paulista de Tiro Prático, modalidade IPSC (armas curtas e armas longas). O evento ocorreu no estande da Associação dos Funcionários da Polícia Civil de Avaré (AFPCA) e reuniu grandes nomes do tiro esportivo.
As provas ocorreram sob sol forte e muita adrenalina. As 20 pistas do estande foram preparadas pelo presidente da Federação Paulista de Tiro Prática (FPTP), Gilberto de Oliveira Perdoná. Cada uma contou com um grau diferente de dificuldade e exigiu muita precisão, destreza e rapidez dos participantes. Uma delas, por exemplo, continha alvos localizados à distância de 25 metros quase que integralmente encobertos.
O campeão pan-americano, brasileiro e paulista Jaime Saldanha Júnior, foi a principal atração do evento e atraiu a atenção dos admiradores do esporte. Jaiminho, como é conhecido, demonstrou sua capacidade técnica e foi o primeiro colocado nas divisões Standard e Open. Em seu blog, Jaiminho se diz satisfeito com sua atuação na cidade. “Não tive nenhuma pane nos quase 600 disparos neste final de semana”, comenta.
A etapa avareense também serviu de vitrine para a ala feminina, cada vez mais comum no tiro esportivo. Mariana Romanini, de 28 anos, esteve pela primeira vez na cidade. Ela, que compete há um ano, começou na modalidade influenciada pelo noivo. Gostou tanto que decidiu se aperfeiçoar e hoje integra o Clube Água de Haia, de São Paulo, um dos mais importantes da categoria. “Percebi que tinha poucas mulheres, então resolvi começar. Hoje incentivo várias meninas a fazer o mesmo”, comentou Mariana.
Entre os competidores também estavam juízes de Direito, policiais civis e militares, oficiais do Exército Brasileiro, empresários, advogados, engenheiros, professores universitários, entre outros funcionários públicos e profissionais liberais.
Neste ano, a AFPCA incrementou as instalações do estande de tiro para satisfazer as necessidades dos competidores. O clube disponibilizou completa praça de alimentação, banheiros químicos e barracas de proteção para os Range Officers (árbitros).
Os adolescentes assistidos pelos projetos sociais da Associação – Banda Marcial e Escolinha de Futsal – estiveram envolvidos diretamente com a organização do evento. A participação contou como atividade paralela e garantiu a descontração do grupo.
Assim como ocorreu em 2011, todos os competidores da etapa avareense doaram 1 quilo de alimento não perecível no ato da inscrição. Os donativos foram entregues ao Lar São Vicente de Paulo de Avaré durante ato realizado no final da competição.
Colaboração: Cristiano Martins











Grande Orlando Gambini,
Mais uma vez, o sucesso desta etapa deveu-se a ninguem mais que voce e seu espírito agregador.
Em nome de todos que conheço e que estiveram em Avaré durante a prova, Muito Obrigado.
Estava tudo fantástico.
Abraços.
Marcello Morbin