Sede do Campeonato da Federação Paulista de Tiro Prático (FPTP)

2ª Etapa do Campeonato Paulista será realizada no sábado e domingo no Estande de Tiro da Associação dos Funcionários da Polícia Civil de Avaré (AFPCA)

Praticantes do tiro esportivo têm um encontro marcado neste final de semana em Avaré. Pelo sétimo ano consecutivo, a Associação dos Funcionários da Polícia Civil (AFPCA) sedia em seu estande uma etapa do Campeonato da Federação Paulista de Tiro Prático (FPTP)

A competição será dividida em várias categorias e contará com nomes importantes da modalidade IPSC (arma curta – revolver, pistola; e arma longa – rifle, carabina e espingarda).  Presença confirmada de Jaime Saldanha Júnior, campeão pan-americano, hexacampeão brasileiro, tricampeão Mercosul, hendecampeão paulista, recordista absoluto na modalidade de Saque Rápido entre diversos outros títulos, considerado o melhor de toda a América do Sul.

Assim como no ano passado, uma equipe do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército Brasileiro irá acompanhar a competição e fiscalizar a distribuição das munições bem como de outros materiais de insumo utilizados pelos competidores.

Durante toda a semana, a AFPCA preparou a estrutura necessária no estande para receber os atiradores. Haverá praça de alimentação, banheiros químicos e barracas de proteção para fiscais de prova.  Todas as 20 pistas de tiro passaram por vistoria e montagem dos obstáculos.

Cada uma possui um grau específico de dificuldade, no qual serão avaliados, por exemplo, a precisão no disparo e a rapidez no deslocamento.

Para o presidente da AFPCA, Fabiano Ribeiro Ferreira da Silva, o evento já se tornou uma tradição em Avaré. “É um campeonato que anualmente projeta o nome de Avaré para todo o país, por isso conta com total apoio dos funcionários da Polícia Civil”, destacou.

SAIBA MAIS – O Tiro prático é uma modalidade esportiva onde os atletas utilizam armas de fogo para executar exercícios típicos da competição em alvos de papel ou metal, sendo que a modalidade conhecida como IPSC é uma das mais praticadas. Esta modalidade teve suas origens nos Estados Unidos, no início dos anos 50. Rapidamente se espalhou por muitos outros continentes incluindo Europa, Austrália, América do Sul e Central e África.

No Tiro Prático, o atleta, deve misturar precisão, potência e velocidade, dentro de uma combinação vencedora. Os alvos têm 75 centímetros por 45 centímetros com um centro de 15 centímetros que representa a “zona A”. A maioria das competições ocorre em estandes de tiro próximos dos grandes centros, onde disparos a mais de 45 metros são raros.

Mesmo tendo raízes marciais em sua origem, o esporte amadureceu desde o começo, assim como aconteceu com o caratê e a esgrima. Agora, o Tiro Prático é um esporte internacional, que enfatiza a segurança e o uso seguro de armas de fogo, precisão, potência e velocidade em competições em todo o mundo. (Fonte: Confederação Brasileira de Tiro Prático)

SERVIÇO – 2ª Etapa do Paulista de Tiro Prático. Dias 17 e 18 de março, a partir das 09h00, no estande de tiro da AFPCA. Mais informações sobre a modalidade podem ser obtidas no site da Federação Paulista de Tiro Prático: http://www.fptp.org.br.

O estande da AFPCA está pronto para receber os competidores: local disponibilizará 20 pistas de tiro para o evento

Barracas de proteção para os fiscais de prova também fazer parte da estrutura

Considerado o melhor da América do Sul na modalidade IPSC, Jaime Saldanha Júnior estará presente em Avaré

Cada pista possui um grau específico de dificuldade, no qual são avaliados, por exemplo, a precisão no disparo e a rapidez no deslocamento.

Colaboração: Cristiano Martins e  AFPCA