Um grupo de policiais civis de Avaré dedicou parte da manhã da última segunda-feira, dia 6 de fevereiro, a uma ação que a partir de agora deverá se tornar rotineira: doar sangue para o Hemocentro do Hospital da Unesp de Botucatu.
O gesto de solidariedade dos policiais ocorreu depois que um escrivão foi submetido a uma cirurgia naquele hospital e recebeu transfusão. Ao todo, 13 policiais se deslocaram espontaneamente até o Hemocentro, o único em toda a região.
Antes da doação, os voluntários passaram por uma avaliação clínica, na qual foram observados o peso, a altura, a taxa de hemoglobina, a pressão arterial, além de entrevista. A triagem e a entrevista são essenciais para garantir a segurança na doação e os dados obtidos são guardados em sigilo.
A doação de cada participante durou aproximadamente 10 minutos. A pessoa ganhou um lanche antes e depois do procedimento. Todo o processo de doação foi monitorado por uma enfermeira e uma auxiliar de enfermagem.
As doações são importantes para que o banco de sangue esteja sempre abastecido. O hospital tem uma demanda alta porque é referência em toda a região. “Muitos aqui já tiveram um parente ou um amigo que já recorreu ao hospital. É um dever de todo cidadão fazer doação”, disse a policial Lourdes Serrano Garcia.
O que é preciso para doar sangue
– Apresentar RG ou outro documento com foto
– Ter mais de 50 quilos
– Ter entre 18 e 67 anos – Idade máxima para 1ª doação = 60 anos
– Não estar em jejum
– Não estar grávida ou amamentando
– Não estar com doença infecciosa
– Não ser usuário de drogas
– Não ter vida sexual promíscua
– Não ter pressão alta
– Não ter Hepatite após os 10 anos de idade
– Dormir ao menos 6 horas antes da doação
Outras dúvidas poderão ser esclarecidas no Hemocentro da Unesp
Telefone (14) 3811-6041 / 3814-8004 – e-mail: doesangue@fmb.unesp.br
Local para Doação
Hemocentro Unesp Botucatu – Horário de Atendimento: De segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 12h30 às 16h30, e aos sábados, das 7 às 13 horas.
Outras informações: www.hemocentro.fmb.unesp.br
colaboração: Assessoria de Imprensa Seccional de Polícia de Avaré
