Banda da AFPCA emociona no desfile de aniversário da cidade
Última corporação musical a pisar a Rua Rio de Janeiro, palco do desfile cívico em comemoração aos 150 anos do município de Avaré, realizado do domingo, 18, a Banda Marcial da Associação dos Funcionários da Polícia Civil de Avaré (AFPCA) não decepcionou àqueles que ficaram até o fim da apresentação.
Motivados pela utilização de instrumentos recém doados para a banda, os 59 componentes abrilhantaram ainda mais a festa. Sob a batuta do maestro Dirceu Góes, a corporação executou ritmos variados, como jazz, clássico e disco music, e pôs até os mais tímidos para dançar com um “pout pourri” dos anos 60.
Assinada por Nelson Rolim, a coreografia apresentada pela banda também foi bastante aplaudida pela platéia. Entre os músicos, o destaque ficou por conta do trompetista Eduardo, que com apenas 9 anos de idade mostrou talento na performance com o instrumento.
Segundo Góes, foi uma das apresentações mais brilhantes de toda a história da corporação. “Os músicos estavam realmente motivados e contentes em participar desta data histórica para Avaré. Valeu à pena esperar até o encerramento do desfile”, destacou o maestro, que está à frente da banda desde a sua montagem, no ano de 2003.
SOCIAL – A Banda Marcial é um projeto social da AFPCA que atende crianças e jovens com vocação artística e musical. Mais do que ensinar o aprendiz a dominar as técnicas do instrumento, o projeto tem como objetivo difundir valores que ajudem a transformá-lo e prepará-lo para a vida em sociedade.
Ao longo dos anos, a iniciativa tem colhido bons frutos. Muitos alunos que passaram pela banda, hoje estão exibindo seu talento em outras corporações musicais. Outros atuam como verdadeiros agentes multiplicadores da arte de tocar, colaborando ou até mesmo sendo responsáveis pela criação de fanfarras ou bandas marciais em escolas e associações.
Três integrantes da banda também tocam na Banda Marcial da cidade de Carlópolis, no Estado do Paraná. Outros quatro que passaram pela corporação atualmente integram o corpo de alunos do Conservatório de Tatuí, considerado um centro de excelência no ensino de música no Estado de São Paulo.
